Laboratório Santista – LABxS

O LABxS (LAB Santista) é o laboratório cidadão da Baixada Santista, uma região metropolitana localizada no litoral do estado de São Paulo, Brasil, com cerca de 1,8 milhão de cidadão que vivem em nove diferentes municípios, sendo Santos sua capital regional.

Um laboratório cidadão é uma rede colaborativa formada por pessoas, iniciativas e infraestruturas que se articulam para produzir, de baixo para cima, soluções inovadoras para melhorar a vida em comum dos habitantes de uma localidade.

Um laboratório cidadão é também uma plataforma destinada a fomentar a criatividade e a produção cultural, científica e de conhecimento, elementos essenciais para o desenvolvimento de qualquer cidade, região, estado ou país nos dias atuais.

Um laboratório cidadão deve ser propriedade de todos e de ninguém, um bem comum, porque é um arranjo inspirado na melhor faceta da internet, portanto se caracteriza pela abertura, horizontalidade, acessibilidade e por promover a colaboração e a inclusão.

Um laboratório cidadão, portanto, tem como premissa articular pessoas com ideias e formações diferentes em torno de questões e projetos comuns, realizando a tão sonhada interdisciplinaridade que muita gente defende mas que nem sempre é possível promover.

O LABxS (Lab Santista) é uma iniciativa gerida pelo Instituto Procomum (IP). Por seu caráter pioneiro e inovador, tem sido trabalhado como um modelo experimental de organização e ação local que se constituí como uma tecnologia social baseada em metodologias abertas e livres.

ANO2016 e 2017

ENDEREÇO http://labsantista.procomum.org/

TAGS , , ,